sábado, 24 de outubro de 2009

A Atenção do Aluno: Problemas e Encaminhamento

(José Aloyseo Bzuneck)

O primeiro passo na aprendizagem, por parte do aluno, é prestar atenção às informações
orais ou escritas. Alunos não conseguem processar aquilo a que não estejam ligados ou que não
percebam. Muitos fatores em sala de aula influenciam a atenção do aluno. Entretanto, essa atividade mental primária depende também de outros fatores. A Tabela 1, mais abaixo, dá algumas idéias para chamar a atenção dos alunos em sala de aula. Antes, porém, é oportuno que se tenham presentes quatro possíveis fatores que respondem pela falta de atenção dos alunos.
Problemas de atenção em alunos e suas origens Descritivamente, identificam-se pelo menos quatro tipos de alunos que apresentam problemas de atenção, com suas respectivas origens.

1. Alunos que facilmente, ou habitualmente, são distraídos, dispersivos, com dificuldade de
concentração e/ou de manter fixa a atenção onde for necessário. Por se tratar de algo crônico ou
habitual, entre suas causas podem-se citar a falta de treino de atenção concentrada, alta freqüência à TV; e falta de motivação. Em particular, os adolescentes são vítimas de devaneios ou fantasias em classe, que podem ser considerados casos de fuga da realidade.

2. Alunos com problemas de aprendizagem (“learning disability”, crianças “learning disabled”).

3. Crianças com a síndrome do déficit de atenção, ligada ou não a hiperatividade (também
chamada de Transtorno do Déficit de Atenção – TDA-H). Basicamente, é um distúrbio neurológico identificado, desde que presente antes dos 7 anos.

4. Alta ansiedade de provas: o componente cognitivo desse fenômeno, nas avaliações, consiste em
que o aluno tem a atenção toda voltada para pensamentos espúrios: num diálogo interno, pensa na dificuldade da prova, na sua incapacidade de dar conta da tarefa, nas conseqüências, e assim não se fixa no conteúdo sobre o qual está sendo avaliado. Esse efeito nocivo estende-se também para a hora em que o aluno se prepara para as provas, impedindo um trabalho mental eficaz.


Sugestões para despertar a atenção dos alunos em classe (Woolfolk, 2000)


1. Diga aos alunos qual é o objetivo da aula. Mostre como aprender aquele conteúdo será útil ou
importante para eles.

2. Peça que os alunos respondam porque eles acham que será importante aprender aquele
conteúdo.

3. Desperte a curiosidade com perguntas do tipo “O que aconteceria se...?”

4. Provoque um choque representando um evento inesperado como uma argumentação enfática,
imediatamente antes de uma aula sobre comunicação.

5. Altere o ambiente físico, mudando a disposição dos móveis, ou mude para outro tipo de sala.

6. Mude os canais sensoriais dando uma aula que exija que os alunos toquem, cheirem ou
saboreiem.

7. Use movimentos, gestos e inflexão de voz, ande pela sala, volte-se, fale baixo e, em seguida, de
modo mais enfático.

8. Evite comportamentos distraidores, como o de ficar batendo com o lápis na mesa.

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"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)