Construção do Conhecimento por Processamento da Informação
De acordo com Baddeley (1992), a memória de trabalho é um sistema em que (a) as pessoas armazenam temporariamente a informação para ser manipulada ou processada, ou seja, contém uma parte passiva, de simples armazenagem; (b) ocorre o trabalho de processamento ou de repetição, o que significa sua parte ativa; e (c) há um executivo central que controlará as operações anteriores e a atenção: assim, ora determinará que se proceda à repetição ou prática
daquele conteúdo, ora, se for o caso, se faça processamento. O executivo central, enquanto coordenador geral, sempre acionará a atenção sobre o conteúdo que entrou, com base em uma das duas alças (fonológica ou visuo-espacial). Além disso, para que aconteça o processamento, o executivo central irá solicitar que certos itens da memória de longa duração subam à consciência e sejam igualmente focalizados pela atenção.
Conhecimentos prévios, armazenados na MLD, são imprescindíveis ao processamento de qualquer novo conhecimento.
Características comparadas da Memória de trabalho e da MLD
Memória de trabalho, de curta duração (MCD):· é consciente e só trabalha com atenção focalizada;
· é limitada, podendo compreender poucos itens por vez: em experimentos de laboratório, constatou-se que pode ocupar-se com um número de itens entre 5 e 9, com média 7 (sete dígitos, sílabas, até palavras, ou idéias simples...)
· além disso, seus conteúdos, se não forem trabalhados, duram até 30 segundos; em seguida, vão para o espaço...;
· é o espaço de trabalho (memória ativa, memória de trabalho), onde se dá o encontro entre a informação que entra e a que estiver na memória de longa duração (MLD);
· o trabalho dela consiste na codificação, que sempre implica numa transformação do input sensorial e no uso de estratégias;
· permanece relativamente intacta nos casos de amnésia.
Memória de longa duração (MLD):
· Todo conteúdo aprendido na escola deve armazenar-se nela, sendo conhecimento duradouro, para a vida;
· Seus conteúdos, no momento, não são conscientes;
· sua capacidade é ilimitada: não se conhecem seus limites de armazenagem;
· Contém toda forma de conhecimentos, já construídos anteriormente, e que agora se acham organizados,semanticamente interligados em redes ou schêmata (esquemas);
· Contém o que fora anteriormente codificado na MCD;
· Seus conteúdos são acessados de modo aleatório, não-linear; entretanto, existem leis psicológicas que regem o acesso a tais informações;
· Esses conteúdos, que são os conhecimentos previamente armazenados, são ativados por uma ativação propagadora cada vez que devam ser apresentados externamente, como numa prova; ou quando um novo conhecimento deva ser processado na memória de trabalho.
· Normalmente, é comprometida na amnésia: não consegue armazenar mais nada de novo.
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