sábado, 24 de outubro de 2009

As diferentes versões do Construtivismo (2a. parte)

(José Aloyseo Bzuneck)


Construção do Conhecimento por Processamento da Informação



Este modelo cognitivista inclui fatores internos que são: as características e papéis do aprendiz (seus conhecimentos prévios, o processo de atenção e o trabalho mental que realizar em sua memória de trabalho), o processo de aprender que é por processamento (pelo qual o aprendiz ativo manipula ou trabalha a informação) e os resultados da aprendizagem (que consistem em novo conhecimento integrado nas redes na MLD). Ligadas a esse modelo estão as diferentes estratégias de aprendizagem e até a aprendizagem autoregulada.

De acordo com Baddeley (1992), a memória de trabalho é um sistema em que (a) as pessoas armazenam temporariamente a informação para ser manipulada ou processada, ou seja, contém uma parte passiva, de simples armazenagem; (b) ocorre o trabalho de processamento ou de repetição, o que significa sua parte ativa; e (c) há um executivo central que controlará as operações anteriores e a atenção: assim, ora determinará que se proceda à repetição ou prática
daquele conteúdo, ora, se for o caso, se faça processamento. O executivo central, enquanto coordenador geral, sempre acionará a atenção sobre o conteúdo que entrou, com base em uma das duas alças (fonológica ou visuo-espacial). Além disso, para que aconteça o processamento, o executivo central irá solicitar que certos itens da memória de longa duração subam à consciência e sejam igualmente focalizados pela atenção.

Conhecimentos prévios, armazenados na MLD, são imprescindíveis ao processamento de qualquer novo conhecimento.

Características comparadas da Memória de trabalho e da MLD

Memória de trabalho, de curta duração (MCD):

· é consciente e só trabalha com atenção focalizada;

· é limitada, podendo compreender poucos itens por vez: em experimentos de laboratório, constatou-se que pode ocupar-se com um número de itens entre 5 e 9, com média 7 (sete dígitos, sílabas, até palavras, ou idéias simples...)

· além disso, seus conteúdos, se não forem trabalhados, duram até 30 segundos; em seguida, vão para o espaço...;

· é o espaço de trabalho (memória ativa, memória de trabalho), onde se dá o encontro entre a informação que entra e a que estiver na memória de longa duração (MLD);

· o trabalho dela consiste na codificação, que sempre implica numa transformação do input sensorial e no uso de estratégias;

· permanece relativamente intacta nos casos de amnésia.


Memória de longa duração (MLD):

· Todo conteúdo aprendido na escola deve armazenar-se nela, sendo conhecimento duradouro, para a vida;

· Seus conteúdos, no momento, não são conscientes;

· sua capacidade é ilimitada: não se conhecem seus limites de armazenagem;

· Contém toda forma de conhecimentos, já construídos anteriormente, e que agora se acham organizados,semanticamente interligados em redes ou schêmata (esquemas);

· Contém o que fora anteriormente codificado na MCD;

· Seus conteúdos são acessados de modo aleatório, não-linear; entretanto, existem leis psicológicas que regem o acesso a tais informações;

· Esses conteúdos, que são os conhecimentos previamente armazenados, são ativados por uma ativação propagadora cada vez que devam ser apresentados externamente, como numa prova; ou quando um novo conhecimento deva ser processado na memória de trabalho.

· Normalmente, é comprometida na amnésia: não consegue armazenar mais nada de novo.

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"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)