quinta-feira, 14 de maio de 2009

Psicopedagogia Modular



O novo perfil do psicopedagogo na perspectiva modular é potencializar ao máximo o sistema mental com o objetivo de auxiliar o êxito não só na escola, mas também na vida fora dela,
no mundo pessoal e profissional do sujeito.

As teorias e modelos psicológicos que durante o século XX fundamentaram a teoria e prática
psicopedagógica, tanto em educação normal como educação especial, têm conceitualizado a mente como uma capacidade de domínio geral. O suposto psicológico básico em todas as classificações é um funcionamento mental geral ou uma mente de domínio geral, frente a uma concepção de tipo modular ou de domínio específico. Este suposto básico atualmente está sendo radicalmente questionado.

O livro "Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente", de Elizabeth Veiga e Emílio Garcia, desenvolve o pensamento de que a mente não é um sistema unitário; ele parte de uma concepção modular, onde o ser humano precisa de várias ferramentas cognitivas no cotidiano. Apoiados na teoria de Gardner, que divide a mente em 9 inteligências (Lingüística, Lógica, Espacial, Corporal, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Naturalista e Existencial), os autores as explicam e dialogam com a teoria de Sternberg, que entende a inteligência humana através de 3 unidades: Analítica, Prática e Criativa.

Partindo desse pressuposto, o livro defende a idéia de que a escola supervaloriza certas "inteligências", em detrimento de outras; a Lógica e a Lingüística, bem como a Inteligência Analítica de Sternberg, receberiam destaque, quando na realidade, o uso equilibrado de todos os módulos resultaria no devido aproveitamento mental.

O ser humano desenvolve-se de maneira particular; não há aluno melhor ou pior, mas sim aquele que sobressai determinada área de inteligência. Para os autores, cabe ao psicopedagogo promover o crescimento harmônico da mente, principalmente áreas subdesenvolvidas; diante disso, propõem uma reflexão sobre como deve ser o desenvolvimento escolar.

Demonstrando diversas teorias que convergem nesse modo de pensar, o livro explica a divisão das funções entre os hemisférios cerebrais. Em tal organização, os módulos não se interligam: o sistema central seria responsável por integrar as informações. Além disso, a obra relata a atuação das áreas de inteligência ao longo da evolução do homem, citando o comportamento dos chimpanzés como exemplo.

A disfunção em um desses módulos pode acarretar distúrbios cognitivos, "Psicopedagogia e a Teoria Modular da Mente" elucida esses problemas citando o autismo. O indivíduo autista apresenta dificuldades no que diz respeito à interação social, sendo incapaz de despertar reação no outro; porém, as demais atividades modulares não são comprometidas.

Por fim, um modelo de diagnóstico modular metacognitivo é apresentado ao leitor, para que se avalie habilidades e aquilo que deve ser melhorado; o estímulo adequado representa o desenvolvimento equilibrado das funções cognitivas vitais ao ser humano.

Os autores destacam a necessidade de se iniciar um movimento nas escolas em busca do desenvolvimento de todas as inteligências humanas para maximizar a probabilidade de sucesso do indivíduo no mundo real, assim como repensar a função do psicopedagogo e sua práxis.

Afirmam que o psicopedagogo neste novo milênio será um profissional que identificará o perfil cognitivo do sujeito, passando a potencializar todas as habilidades, deixando de lado a proposta centrada nas dificuldades de aprendizagem, pois estas estão embasadas na visão tradicional de inteligência acadêmica.

Disciplinas do curso de Especialização em Psicopedagogia Modular

O curso

Existem, atualmente, diversos cursos de especialização em psicopedagogia. Deve-se estar atento, porém, às características dos mesmos, se estão de acordo com as normas e diretrizes para o funcionamento e reconhecimento, antes de optar por algum.

No curso de especialização em Psicopedagogia Modular, o currículo enfatiza duas áreas: psicopedagogia clínica (em que o profissional atua em clínicas sozinho ou com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha em grupo em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários). É um curso marcadamente interdisciplinar, composto por disciplinas teóricas, como psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional. O objetivo da graduação é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. O estágio é obrigatório.


DISCIPLINAS
Introdução à Psicopedagogia
Aspectos Lingüísticos da Aprendizagem
Construtivismo e Psicopedagogia

A Aprendizagem na Visão da Psicologia Social
Atuação Psicopedagógica nas Instituições: Família e Escola
Distúrbios de Aprendizagem
A Pesquisa Científica na Psicopedagogia
A Aprendizagem na Visão da Neurologia
Psicanálise e Cognição

A Psicopedagogia e a Modularidade da Mente
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

Aspectos Fonológicos na Aprendizagem e Psicopedagogia
Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Matrizes Lógicas
Desenvolvimento e Estratégias Lógico-Matemática
Inclusão e Modularidade
Aspectos Básicos da Psicomotricidade e Psicopedagogia

PSICOPEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA MODULAR

A psicopedagogia, inicialmente, é concebida como a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, esse profissional pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com as atividades normais de aprendizado. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares.

Na psicopedagogia modular, o objeto de estudo é o processo de aprendizagem, mas seu foco deixa de estar nas dificuldades e passa a estar na potencialização das habilidades em todos os contextos. A inteligência é concebida como modular ampliando as possibilidades de intervenções psicopedagógicas e as possibilidades de sucesso.


"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)