quinta-feira, 14 de maio de 2009

Disciplinas do curso de Especialização em Psicopedagogia Modular

O curso

Existem, atualmente, diversos cursos de especialização em psicopedagogia. Deve-se estar atento, porém, às características dos mesmos, se estão de acordo com as normas e diretrizes para o funcionamento e reconhecimento, antes de optar por algum.

No curso de especialização em Psicopedagogia Modular, o currículo enfatiza duas áreas: psicopedagogia clínica (em que o profissional atua em clínicas sozinho ou com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha em grupo em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários). É um curso marcadamente interdisciplinar, composto por disciplinas teóricas, como psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional. O objetivo da graduação é formar um profissional com olhar dirigido à aprendizagem humana em diferentes contextos. O estágio é obrigatório.


DISCIPLINAS
Introdução à Psicopedagogia
Aspectos Lingüísticos da Aprendizagem
Construtivismo e Psicopedagogia

A Aprendizagem na Visão da Psicologia Social
Atuação Psicopedagógica nas Instituições: Família e Escola
Distúrbios de Aprendizagem
A Pesquisa Científica na Psicopedagogia
A Aprendizagem na Visão da Neurologia
Psicanálise e Cognição

A Psicopedagogia e a Modularidade da Mente
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional

Aspectos Fonológicos na Aprendizagem e Psicopedagogia
Estratégias de Intervenção Psicopedagógica
Matrizes Lógicas
Desenvolvimento e Estratégias Lógico-Matemática
Inclusão e Modularidade
Aspectos Básicos da Psicomotricidade e Psicopedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário


"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)