quinta-feira, 14 de maio de 2009

PSICOPEDAGOGIA E PSICOPEDAGOGIA MODULAR

A psicopedagogia, inicialmente, é concebida como a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado em sala de aula. Para isso, ele faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia. Analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, esse profissional pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com as atividades normais de aprendizado. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, público ou particular, orientando estudantes e seus familiares.

Na psicopedagogia modular, o objeto de estudo é o processo de aprendizagem, mas seu foco deixa de estar nas dificuldades e passa a estar na potencialização das habilidades em todos os contextos. A inteligência é concebida como modular ampliando as possibilidades de intervenções psicopedagógicas e as possibilidades de sucesso.

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"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)