domingo, 12 de julho de 2009

Profissão: Psicopedagogo - Campos de Atuação

O mercado de trabalho

É promissor o campo de trabalho para o psicopedagogo. Muitas instituições estão descobrindo e requisitando esse profissional. Além de escolas e clínicas, as oportunidades crescem em empresas preocupadas em investir na educação continuada e no treinamento de seus funcionários. Como a lei determina que 5% dos postos de trabalho sejam preenchidos por deficientes, o psicopedagogo tem sido procurado por algumas companhias para orientar e auxiliar na contratação dessas pessoas. Microlins, Dell e Unisys são alguns exemplos de empresas que absorvem o especialista. Os governos estaduais e municipais abrem concurso freqüentemente para o profissional atuar em escolas e órgãos públicos - nos últimos cinco anos, houve mais de 40 concursos municipais no país, com salários de até R$ 2.900. Uma nova tendência é a contratação de psicopedagogos para trabalhar em universidades, na orientação e no assessoramento dos professores. Em ONGs que desenvolvem projetos educativos também surgem postos de trabalho. As vagas estão espalhadas por todo o país - com destaque para as capitais, cidades maiores e a região Nordeste -, embora o Sul e o Sudeste ainda sejam os maiores empregadores. Outra prova de que o psicopedagogo pode trabalhar fora do ambiente escolar é sua presença em hospitais, na tentativa de mudar hábitos. Pacientes diabéticos ou obesos, por exemplo, contam com a sua ajuda para reaprender a se alimentar.

(fonte:guiadoestudante.abril.com.br)



CLÍNICO
OBJETIVOS:
  • Promover a reelaboração do processo de aprendizagem do sujeito que apresenta dificuldades;
  • Desenvolver no sujeito o prazer de aprender;
  • Propiciar condições para que o sujeito desenvolva autonomia.

DIAGNÓSTICO:

  • Compreensão diagnóstica do sintoma de dificuldade de aprendizagem através de técnicas específicas e da integração de dados de outros exames: neurológicos, escolares, fonoaudiológicos, psicológicos, etc.

TRATAMENTO/ASSESSORIA:

  • Clínico: individual ou grupal
  • Orientação de grupo familiar em relação ao processo de aprendizagem;
  • Orientação junto à escola, de aspectos evidenciados no diagnóstico e/ou tratamento.

INVESTIGAÇÃO:

  • Métodos clínicos;
  • Trabalho com hipóteses;
  • Processamento clínico de entrevista;
  • Seleção de amostras;
  • Tratamento estatístico (optativo)
  • Supervisão.

INSTITUCIONAL

OBJETIVOS:

  • Colaborar com a instituição : Familiar, Escolar, Educacional, Sanitária, para cumprir seu papel transmissor/construtos de conhecimento.

DIAGNÓSTICO:

  • Identificação dos obstáculos do desenvolvimento do processo de aprendizagem através de técnicas específicas de análise institucional e pedagógica.

TRATAMENTO/ASSESSORIA:

  • Intervenção;
  • Conscientização dos conflitos da fragmentação de conhecimentos;
  • Informação sobre atitudes pedagógicas com dificuldades de elaboração a todos os níveis;
  • Implantação de recirsos preventivos.

INVESTIGAÇÃO:

  • Diferentes Metodologias:
  1. Sócio-pedagógica, histórica, antropológica e etnológica-educativa. Sugestões de temas para pesquisas:

- da imagem que o professor do aluno e vice-versa.

-sobre a ideologia da realidade (mitos, símbolos, etc)

TEÓRICO

OBJETIVOS:

  • Aplicação controlada de diversas teorias clínicas ao campo psicopedagógico;
  • Criação de teoria específica.

DIAGNÓSTICO:

  • Análise do discurso;
  • Análise de atividades;
  • Codificação de sintomas;
  • Psicossomática da aprendizagem;
  • Avaliação das intervenções, determinação de variáveis;
  • Reavaliação constante dos itens acima.

INVESTIGAÇÃO:

2. Estatístico-analítica do campo de atuação.

- Epstemologia

- Diferentes abordagens teóricas.


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"O objetivo da educação não é o de transmitir conhecimentos sempre mais numerosos ao aluno, mas o de criar nele um estado interior e profundo, uma espécie de polaridade de espírito que o oriente em um sentido definido, não apenas durante a infância, mas por toda a vida”



(Durkheim)