O mercado de trabalho
É promissor o campo de trabalho para o psicopedagogo. Muitas instituições estão descobrindo e requisitando esse profissional. Além de escolas e clínicas, as oportunidades crescem em empresas preocupadas em investir na educação continuada e no treinamento de seus funcionários. Como a lei determina que 5% dos postos de trabalho sejam preenchidos por deficientes, o psicopedagogo tem sido procurado por algumas companhias para orientar e auxiliar na contratação dessas pessoas. Microlins, Dell e Unisys são alguns exemplos de empresas que absorvem o especialista. Os governos estaduais e municipais abrem concurso freqüentemente para o profissional atuar em escolas e órgãos públicos - nos últimos cinco anos, houve mais de 40 concursos municipais no país, com salários de até R$ 2.900. Uma nova tendência é a contratação de psicopedagogos para trabalhar em universidades, na orientação e no assessoramento dos professores. Em ONGs que desenvolvem projetos educativos também surgem postos de trabalho. As vagas estão espalhadas por todo o país - com destaque para as capitais, cidades maiores e a região Nordeste -, embora o Sul e o Sudeste ainda sejam os maiores empregadores. Outra prova de que o psicopedagogo pode trabalhar fora do ambiente escolar é sua presença em hospitais, na tentativa de mudar hábitos. Pacientes diabéticos ou obesos, por exemplo, contam com a sua ajuda para reaprender a se alimentar.
(fonte:guiadoestudante.abril.com.br)
(fonte:guiadoestudante.abril.com.br)
CLÍNICO
OBJETIVOS:
- Promover a reelaboração do processo de aprendizagem do sujeito que apresenta dificuldades;
- Desenvolver no sujeito o prazer de aprender;
- Propiciar condições para que o sujeito desenvolva autonomia.
DIAGNÓSTICO:
- Compreensão diagnóstica do sintoma de dificuldade de aprendizagem através de técnicas específicas e da integração de dados de outros exames: neurológicos, escolares, fonoaudiológicos, psicológicos, etc.
TRATAMENTO/ASSESSORIA:
- Clínico: individual ou grupal
- Orientação de grupo familiar em relação ao processo de aprendizagem;
- Orientação junto à escola, de aspectos evidenciados no diagnóstico e/ou tratamento.
INVESTIGAÇÃO:
- Métodos clínicos;
- Trabalho com hipóteses;
- Processamento clínico de entrevista;
- Seleção de amostras;
- Tratamento estatístico (optativo)
- Supervisão.
INSTITUCIONAL
OBJETIVOS:
- Colaborar com a instituição : Familiar, Escolar, Educacional, Sanitária, para cumprir seu papel transmissor/construtos de conhecimento.
DIAGNÓSTICO:
- Identificação dos obstáculos do desenvolvimento do processo de aprendizagem através de técnicas específicas de análise institucional e pedagógica.
TRATAMENTO/ASSESSORIA:
- Intervenção;
- Conscientização dos conflitos da fragmentação de conhecimentos;
- Informação sobre atitudes pedagógicas com dificuldades de elaboração a todos os níveis;
- Implantação de recirsos preventivos.
INVESTIGAÇÃO:
- Diferentes Metodologias:
- Sócio-pedagógica, histórica, antropológica e etnológica-educativa. Sugestões de temas para pesquisas:
- da imagem que o professor do aluno e vice-versa.
-sobre a ideologia da realidade (mitos, símbolos, etc)
TEÓRICO
OBJETIVOS:
- Aplicação controlada de diversas teorias clínicas ao campo psicopedagógico;
- Criação de teoria específica.
DIAGNÓSTICO:
- Análise do discurso;
- Análise de atividades;
- Codificação de sintomas;
- Psicossomática da aprendizagem;
- Avaliação das intervenções, determinação de variáveis;
- Reavaliação constante dos itens acima.
INVESTIGAÇÃO:
2. Estatístico-analítica do campo de atuação.
- Epstemologia
- Diferentes abordagens teóricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário